Análises Laboratoriais

O Laboratório de Análises de Solo realiza análises químicas de macro e micronutrientes para avaliação da fertilidade assim como análises físicas granulométricas para determinação dos percentuais de areia, silte e argila no solo. As análises são realizadas conforme metodologia da Embrapa e IAC. O laboratório atende aos requisitos dos principais programas de programas de proficiência do país, sendo aprovados em todos eles.

A análise de solo é de extrema importância para a obtenção de altas produtividades, permitindo correções e adubações adequadas às culturas. Devem ser realizadas periodicamente e uma atenção especial deve ser dedicada à amostragem.

Para acessar a Instrução de Amostragem e a Tabela de Interpretação de Resultados de Análises de Solos, acesse o nosso Acervo Técnico ou entre em contato conosco.

O Laboratório de Análises de Corretivos e Fertilizantes realiza determinações dos mais variados tipos de corretivos: calcário, gesso, fertilizantes orgânicos, fosfatos, fertilizantes formulados, líquidos e outros. Essas determinações são efetuadas conforme metodologia oficial do Ministério da Agricultura – MAPA, onde a CAMPO tem credenciado seus laboratórios.

As análises de corretivos e fertilizantes são importantes tanto para que os fabricantes possam fazer o controle de qualidade da sua produção, quanto para os produtores que cerifiquem da composição destes produtos, já que o este conhecimento possibilitará uma aplicação e correção mais eficientes.

Para conhecer a Instrução de Amostragem visite o nosso Acervo Técnico.

O Laboratório de Análise de Folhas e Tecidos Vegetais realiza análises químicas para avaliação do estado nutricional da planta. A diagnose foliar procura avaliar o estado nutricional da planta a partir da análise química do tecido vegetal, geralmente folhas, determinando-se nestas os teores totais ou solúveis dos nutrientes. É um método eficiente para avaliação da nutrição mineral e, consequentemente, da disponibilidade de nutrientes e fertilidade do solo.

Para acessar a Instrução de Amostragem e a Tabela de Interpretação de Resultados de Folhas, visite o nosso Acervo Técnico.

A Unidade de Análises Ambientais da CAMPO- CTA, é composta por três laboratórios, onde são realizadas: análises de água, efluentes, particulados em suspensão no ar, resíduos de defensivos agrícolas e caracterização de sólidos conforme as normas da ABNT 10.004. Todas as análises são realizadas conforme metodologias reconhecidas internacionalmente, atendem ao Sistema de Gestão ABNT ISO/IEC 17025 e a um rigoroso processo de Controle de Qualidade.

Para saber mais, entre em contato conosco.

Análise de Potabilidade

As análises de potabilidade visam garantir a qualidade da água destinada ao consumo humano. O padrão de potabilidade é determinando pelo Ministério da Saúde, através de sua portaria número 2914 de 2011. Os laboratórios de Análises Ambientais da CAMPO analisam todos os compostos determinados pela Portaria, além de ter uma equipe técnica qualificada para assessorar os seus clientes na solução dos desvios encontrados.

Para saber mais, entre em contato conosco.

Para acessar a Portaria MS 2914/2011, visite o nosso Acervo Técnico.

Monitoramento Ambiental

A Campo tem uma equipe técnica qualificada composta por engenheiros ambientais, químicos e agrônomos para assessorar seus clientes no Monitoramento Ambiental. Prestamos consultoria para realização de estudos ambientais, para monitoramento de efluentes para atendimento das condicionantes dos órgãos ambientais, entre outros.

Análise de Resíduos de Defensivos Agrícola

Com o crescente uso de defensivos agrícolas nas lavouras brasileiras, a investigação da presença de resíduos deste produto tem recebido uma notória atenção. A quantificação destes resíduos podem ser realizadas em amostras de água superficiais e subterrâneas, assim como em amostras de solo. A Campo tem os equipamentos mais avançados para detecção destes
compostos e tudo isso está a disposição de seus clientes.

Para acessar a legislação do CONAMA referente ao assunto visite o nosso acervo técnico

O Laboratório de Análise da Qualidade do Ar realiza análises dos parâmetros exigidos pelo SUPRAM para atendimento das normas da COPAM e CONAMA.

São realizadas análises de Partículas Totais em Suspensão (Poeira), efluentes em chaminés, gases tóxicos e fumaça preta em veículos automotores.

Para acessar as resoluções do CONAMA para partículas em suspensão, visite o nosso Acervo Técnico.

A destinação dos resíduos sólidos está diretamente relacionada com o grau de periculosidade de cada resíduo. Esta classificação é realizada utilizando os critérios definidos na ABNT 10.004. A Campo realiza as análises e fornece os laudos de classificação dos resíduos, assim como assessora os clientes na destinação e estudo de viabilidade de aplicação destes resíduos.

Para verificação de normas disponíveis, acesse o site da ABNT