Conheça Alysson Paolinelli: O homem que reinventou a agricultura no Brasil

Agricultura de baixo carbono Fazenda do ex ministro Dr. Allyson PAulinelli
Baldinho MG proximo a Serra do Cipó


Um homem simples, com mais de 40 anos de experiência e que reinventou o mercado do agronegócio de todo nosso país no início dos anos 70. Assim começamos esta reportagem para falar de um dos homens mais importantes da agricultura brasileira: Alysson Paolinelli.

Mineiro de Bambuí, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, formado pela Universidade Federal de Lavras (MG), se especializou nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Com isto, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Foi secretário da Agricultura por três vezes em Minas Gerais e, há mais de 40 anos, vem usando a ciência e inovação para fomentar a agronomia de todo nosso país.

Allyson Paolinelli começou a prestar serviços para o homem do campo quando se tornou Ministro da Agricultura no ano de 1974. Desafiando todos os especialistas do campo no final dos anos 60, o engenheiro criou a Embrapa e mudou o cenário do Brasil que, de importador, passou a ser um dos exportadores mais importantes do mundo. Alysson foi o grande responsável por esta mudança e ficou no cargo de Ministro até o ano de 1979.

Hoje, o ex-Ministro da Agricultura, dedica-se a divulgar a tecnologia tropical gerada pelo Brasil, “uma das marcas da excelência da pesquisa agrícola brasileira”, segundo ele. Além disso, ele busca aprimorar, na sua própria fazenda, a integração lavoura-pecuária. Paolinelli é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e foi fundamental para perceber o potencial do Cerrado para tornar o Brasil um dos maiores celeiros de grãos do mundo.

Alysson Paolinelli chega agora em São Gotardo para dedicar-se ao campo de nossa região e passar seus conhecimentos para os produtores rurais de nossa cidade. Atualmente, Paolinelli integra o conselho administrativo da empresa Verde Fertilizantes, contribuindo com toda sua experiência para o desenvolvimento dos produtos da companhia, que alia tecnologia e sustentabilidade.

Paolinelli é, também, conselheiro da CAMPO, participando ativamente dos trabalhos da empresa.

Fonte: www.sgagora.com.br